sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Questionário II - Homem e Sociedade - Unip

Pergunta 1

A antropologia demonstra que a cultura influencia profundamente na forma como vemos o mundo e como julgamos costumes diferentes dos nossos ou costumes que fogem ao padrão imposto pelas normas sociais. Por isso existe a tendência a:

Resposta

Resposta Selecionada: C.  Julgarmos depreciativamente aquilo que foge à lógica cultural que herdamos, o que dificulta a convivência com os costumes alheios.

Pergunta 2

A partir das relações entre natureza, cultura e comportamento humano, assinalar a alternativa que apresente uma afirmação sobre a humanidade com base em preconceitos.

Resposta

Resposta Selecionada: C.  O conceito de raça, embasado biologicamente, envolve hierarquia e serve aos desejos de poder e dominação.

Pergunta 3

A partir do trecho a seguir, que trata de simbolização e de símbolos fora do contexto original, assinale a alternativa correta.

Como os símbolos cotidianos dependem de consenso em torno de sua interpretação, é muito comum que, quando usados em um contexto diferente do original, sejam interpretados de forma completamente diferente à convencionada pela cultura que lhes deu origem.
Isso porque, ao saírem da cultura que os originou, podem parar em lugares onde não exista a convenção sobre como eles devem ser interpretados. Em um caso desses, as pessoas tendem a dar um sentido mais apropriado ao seu próprio contexto. O que os indivíduos fazem nessa situação é idêntico ao trabalho feito por um tradutor, ou seja, as pessoas tentam adequar os símbolos de outras culturas a sua própria linguagem e vida social.
Assim, quando se adotam símbolos de outras culturas, de outras convenções sociais, a tendência é que as pessoas adaptem os significados possíveis desse símbolo a sua própria realidade.

Resposta

Resposta Selecionada: E.  O “consenso em torno de sua interpretação” trata, essencialmente, do processo de comunicação.

Pergunta 4

A respeito da relação entre Estado, nação e cultura é correto afirmar que:

Resposta


Resposta Selecionada: C.  O Estado é uma categoria política por excelência, embora seja resultado de processos territoriais, econômicos e culturais historicamente definidos. 

Pergunta 5

Considere a afirmação a seguir e assinale a alternativa que apresente uma versão antropológica correta para os efeitos da globalização. "[...] De uma cultura para outra, significados variam imensamente, o que torna necessária a compreensão do contexto cultural em que os símbolos são criados e utilizados para que nossa comunicação seja eficaz e consiga atingir seus objetivos."

Resposta

Resposta Selecionada: E.  Por mais que a modernização capitalista busque a padronização cultural pelo e para o mercado, fatos como a diversidade étnica, a variedade de línguas e profundas desigualdades sociais mostram os limites históricos do processo de globalização.

Pergunta 6

Leia e analise o trecho a seguir e, considerando seu conteúdo, assinale a alternativa correta.
[...] A cultura é um fenômeno produzido pelo ser humano, mas que depende da condução da coletividade, ou seja, ela é construída socialmente, não herdada biologicamente. Isso faz com que em cada lugar e em cada época histórica exista uma imensa diversidade de regras, símbolos e formas de conduzir a vida coletiva. É o que chamamos de diversidade cultural.

Resposta

Resposta Selecionada: E.  Não há vida fora de uma coletividade, o ser humano não produz individualmente suas condições de existência, pois é um ser essencialmente social. 

Pergunta 7

Leia o seguinte trecho do artigo de Armand Mattelart e assinale a alternativa cuja afirmação siga uma linha de raciocínio de conotação antropológica.

“A trigésima terceira Conferência Geral da Unesco, em Paris, adotou, no dia 20 de outubro de 2005, uma convenção sobre a proteção e a promoção da diversidade cultural com a quase unanimidade dos 154 países presentes. Dois foram contrários: Estados Unidos e Israel. Quatro abstenções: Austrália, Honduras, Libéria e Nicarágua. Em três dias, aproximadamente, o texto foi aprovado em comissão pelos representantes dos 151 Estados entre os 191 membros da Unesco. O objetivo dessa convenção foi o de dar força de lei à Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural, adotada, por unanimidade, após os eventos do 11 de Setembro de 2001. Qualificando a diversidade como 'patrimônio comum da humanidade', essa declaração se opunha aos 'doentios fundamentalistas' com a 'perspectiva de um mundo mais aberto, mais criativo e mais democrático'.
Dois fóruns institucionais contribuíram para forjar os elementos de uma doutrina sobre a cultura e as políticas culturais. O primeiro é, evidentemente, a própria Unesco. Fundamentalmente a partir do fim dos anos 1960, com a entrada na era pós-colonial, dá-se a era da independência. É nessa época que a relação de força entre os países do Norte e os do Sul afeta, numérica e ideologicamente, o conjunto do sistema das Nações Unidas. Mesmo se o peso da divisão geopolítica Leste/Oeste continua a influenciar as representações dominantes de ordenamento do mundo, a ponto de provocar um curto-circuito na relação Norte/Sul, e as demandas do dito Terceiro Mundo. 
É o momento no qual se faz patente a crise de uma filosofia do desenvolvimento, para a qual a modernização equivalia à ocidentalização, uma versão requintada dos programas etnocêntricos de assimilação cultural. É a falência da crença em um progresso linear e infinito, dos paliativos sucessivos oferecidos aos povos: a única saída para o dito subdesenvolvimento é percorrer, uma a uma, as etapas pelas quais atravessaram os grandes países ditos desenvolvidos. De acordo com essa crença, a inovação social deve se dirigir do centro para as periferias. Não há lugar, pois, para as culturas locais, das quais se contesta sua capacidade de invenção. Estigmatizadas como tradicionais, elas são consideradas pela engenharia social como um obstáculo no curso da modernidade, segundo o padrão euro-estadunidense. Ao longo dos anos 1970 aparece em cena, aos poucos, um bloco de nações chamadas a participar de debates, proposições, medidas e estratégias: direito a comunicar, diversidade cultural, políticas culturais, políticas de comunicação e industriais, interdependência e diálogo das culturas”. In: MATTELART, Armand. Mundialização, cultura e diversidade. Revista FAMECOS, nº 31, p. 12-19, dez. 2006, quadrimestral, Porto Alegre.

Resposta

Resposta Selecionada: E.  O “evolucionismo social ou darwinismo social” pode ser observado na ideia de desenvolvimento equivalendo à ocidentalização, indicando que referência de desenvolvimento é a sociedade ou as sociedades classificadoras, no caso, difusoras do “padrão euro-estadunidense”.  

Pergunta 8

Leia o trecho a seguir e assinale a alternativa correta no que diz respeito à manutenção das sociedades.
As normas e os valores precisam ser mantidos, e para isso há uma espécie de 'vigilância'. Existem vários níveis de 'vigilância' que a sociedade cria para zelar pelo cumprimento dos valores e das normas. Um é o institucional. Existem instituições para punir quem não se comporta 'adequadamente', como escolas, prefeituras, a polícia, as leis e a jurisdição, além do Estado. (...).
Também existe outro nível de 'vigilância', que é o do convívio social. Em todos nossos contatos podemos observar como as pessoas julgam, o tempo todo, a conduta umas das outras. Frases como: 'mas também, mereceu!', 'fulano é muito fofoqueiro', 'eu não faria isso', 'você pode me explicar por que fez isso?' entre tantas outras, são uma forma que os indivíduos encontraram para demonstrar que é preciso que todos participem de alguma forma do conjunto de valores, e que as normas devem valer para todos. Os que não seguem as normas e os valores são repreendidos e recebem um tipo de punição moral, psicológica.

Resposta

Resposta Selecionada: E.  Há muitos mecanismos de controle e todos nascem do julgamento com base em valores. 

Pergunta 9

O modo de ver o mundo, as apreciações de ordem moral e valorativa, os diferentes comportamentos sociais e mesmo as posturas corporais são produtos de uma:

Resposta

Resposta Selecionada: C.  Herança cultural, até mesmo pré-científica. 

Pergunta 10

“A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada a partir do sistema a que pertence”. A frase, extraída de Cultura: um conceito antropológico, de Roque de Barros Laraia, é uma das principais regras da antropologia e tem a seguinte consequência teórica e prática:

Resposta

Resposta Selecionada: B. Ao segui-la como princípio não se pode tomar as sociedades como primitivas ou evoluídas, pois todas seriam completas a sua maneira. Considerá-las “primitivas ou evoluídas” seria adotar um ponto de vista linear, evolucionista. 

72 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

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  2. Muito obrigada pela ajuda!!! Deus te abençoe.

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    1. MENTIRA NAO CAIU NENHUMA DESSAS PERGUNTAS. ISSO SE CHAMA ENGANA TROUXA.

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    2. então vc fez o questionário errado kkkkk

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  3. Valeu mesmo, adiantou bastante o nosso lado!!! Deus abençoe muito.

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  4. Obrigado pela ajuda irmao! Mas, Interpretação de texto não localizei...Voce pode publicar ai para nós?

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    1. você conseguiu achar a resposta do questionário interpretação de texto ?

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  5. ae essas respostas são confiaveis mesmo ? outros sites estão com algumas respostas diferentes

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  6. quero saber quem copiou as respostas desta pagina as resposta e tirou nota acima de cinco

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  7. VOCES MIM AJUDARAM MUITO OBRIGADO GENTE ..

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  8. O questionário II está diferente atualmente, necessita de atualização

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  9. Muuuuuuuuito obrigada :)

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  10. me ajudou tirar 10 em tudo,muito obrigada!

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  11. Obrigada!! Vc me ajudou muito, q Deus te abençoe hoje e sempre!!
    Se Vc tiver outros questionarios da Unip, poste aki tb, tenho certeza que vai nos ajudar mais ainda!!
    :)

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  12. Como faço para ver outra disciplina, já tentei mas não consegui???

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  13. aqui podemos encontrar também as respostas das provas?

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  14. Demais, arrozou parça, show de bola!!!

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  15. Muito bom! É uma boa devido ao pouco conteúdo que os mesmos apresentam na aula e perguntas complexas no quais algumas não tem correlação com o conteúdo.

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  16. Obrigada de vdd!! Ajudou muitíssimo!!

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  17. Muito obrigada. A correria é tão grande pra estudar tudo...eliminar ao menos essas matérias online é um sossego.

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  18. Agradeço pela ajuda. Sempre me dei mal em matérias EAD. Este semestre estas duas unidades irão me ajudar muito. Obrigado mesmo.

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  19. Muitooooooooooooo Obrigadaaaaaaa... Me ajudou demais. Deus te abençoe!!

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  20. questoes corretas!!
    muito obrigado mesmo!!!

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  21. tudo erradoo nessa bosta

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  22. muito obrigado vcs são de mais muito boa as questões estão de parabens.

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  23. Todas as questões corretas. Me salvou, obrigada!

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  24. A questão 4 está errada. A resposta certa é a
    D.
    A formação de grandes blocos econômicos destrói a soberania, a autonomia política dos Estados; afastando-os das negociações tanto comerciais quanto diplomática.
    O restante estão corretas.

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  25. obrigada mesmo valei Deus abençoe me ajudou muito

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  26. Isso ajuda muito, eu respondi todas, depois eu fui conferindo as que estavam erradas e assim da pra estudar as questões. Obrigado

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  27. obrigada.....foi muito bom deu tudo certo.
    Foi uma grande ajuda.

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  28. Respostas ainda válidas. Usadas 29/03/2018

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  29. Obrigada! Ajudou muito e todas as respostas estavam corretas.

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  30. muito obrigado um grande abraço tudo ok

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  31. Obrigado pela ajuda amigo! Deus abençoe.

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  32. pessoal esse questionario ta certo ok? tirei 5 usando ele

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  33. poxa, pena que abandonaram esse site :( tudo certinho

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  34. Até em 2018 ainda ta valendo, tudo certo!

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  35. Obrigada pela ajuda! 2018 ainda valendo.

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  36. OBRIGADA AJUDOU MUITO, TUDO CERTNHO!!

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  37. Muito onde!
    Ajudou muito , Sucesso pra vcs'😙

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  38. Essas atividades salvam nossas vidas universitárias valew♥️

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  39. Muito obrigado . muito bom parabéns

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