sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Questionário II - Ciências Sociais - Unip

Pergunta 1

A globalização econômica estimulou um amplo processo de modernização das empresas, com grande aumento da competitividade dos mercados, que levaram à redução de custos. Indique o efeito negativo desse processo de globalização.

Resposta

Resposta Selecionada: A. Ampliação do desemprego em vários países do mundo.

Pergunta 2

“O mundo está ficando cada vez menor.”
A frase anterior expressa certo senso comum na atualidade, quando observamos que empresas europeias estão fabricando seus produtos na Ásia. A China enche o mercado estadunidense com seus produtos. O fascínio pelas mercadorias importadas, a flexibilização do processo de produção e a incorporação de novas tecnologias são indicativos da:

Resposta

Resposta Selecionada: E. Globalização dos mercados.

Pergunta 3

A violência urbana é grande em países em que funcionam mal os mecanismos de controle social, político e jurídico. Países com instituições frágeis e com profundas desigualdades econômicas e países ricos têm sido alvo do aumento da violência.

Analise as afirmativas a seguir:

I - Fenômeno disseminado em grandes cidades, a violência urbana é determinada por valores culturais, sociais, econômicos, políticos e morais de uma sociedade.
II - A violência urbana não é uma preocupação exclusivamente brasileira, mas sim uma questão que preocupa tanto os países em desenvolvimento como os desenvolvidos.
III - O fenômeno da violência urbana está restrito aos grandes centros. Esse problema não é encontrado em pequenos centros urbanos, em todo o país, onde recentemente as manchetes dos jornais mostram diminuição no número de assaltos, homicídios e outros atos de violência, o que tem contribuído para a migração da população para essas áreas.
IV - A solução para o problema da violência urbana envolve não apenas a questão da segurança pública, mas também questões como melhoria do sistema de educação, moradia, oportunidades de emprego, entre outros fatores e requer uma grande mudança nas políticas públicas e na sociedade como um todo.

Resposta


Resposta Selecionada: C. I, II e IV estão corretas.

Pergunta 4

Leia o texto a seguir:

“Art. 1o: A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”
(Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em 13/07/2011.)

A partir do texto Constitucional, podemos concluir que o poder emana do povo através:

Resposta
Resposta Selecionada: B. Do sufrágio universal, expressão dos anseios da maioria da população, assegura a escolha de governos que garantem ao povo os direitos de cidadania.

Pergunta 5

A questão da violência urbana (tráfico de drogas, jogo do bicho, crime organizado, corrupção policial etc.) tem atraído a atenção da imprensa, do governo e da opinião pública nos últimos anos, alcançando proporções alarmantes. Sobre as origens sociais desse grave problema social, podemos assinalar:

Resposta

Resposta Selecionada: D. A explosão populacional urbana, provocada pelo êxodo rural acelerado, e a exclusão social, provocada pelo desemprego e pela falta de perspectivas culturais, fornece a base social para a criminalidade urbana.

Pergunta 6

Mudanças na tecnologia e massificação da sociedade contribuíram para o crescimento da globalização. Hoje, o mundo se transformou num grande mercado, com informações circulando nos meios de comunicação de maneira veloz. Com a globalização, a sociedade internacional:

Resposta

Resposta Selecionada: D. Realizou feitos culturais importantes para a solidariedade entre os povos, apesar das dificuldades socioeconômicas existentes.

Pergunta 7

Quanto ao processo de precarização do trabalho, pode-se destacar, entre as ocupações não organizadas, a crescente quantidade de trabalhadores temporários, de meio período, freelancers, autônomos, internautas que se utilizam de meios eletrônicos (e-mails), contratados diversos e representantes independentes, além daquelas ocupações com ganhos flutuantes atrelados aos índices de desempenho, enterrando de vez a ideia de um futuro previsível assentado no emprego estável.
Antunes (2002) considera que a precarização do trabalho levou a mutações em que poucos se especializaram e muitos ficaram sem qualificação suficiente para introduzir-se nesse mercado de trabalho, engrossando a fila dos desempregados, gerando uma classe de trabalhadores fragmentada e dividida entre trabalhadores qualificados e desqualificados, do mercado formal e informal, jovens e velhos, homens e mulheres, estáveis e precários, imigrantes e nacionais etc., sem falar nas divisões que decorrem da inserção diferenciada dos países e de seus trabalhadores na nova divisão internacional do trabalho. Esse processo conduziu a destruição e/ou precarização do trabalho, sem paralelos em toda era moderna. A decorrência foi o desemprego e a informalidade, cuja característica desse setor informal é o trabalho isolado, muitas vezes inventando seu próprio trabalho, com grande mobilidade de atividades e horários flexíveis. O setor informal, segundo a OIT, já atinge cerca de 40% do mercado de trabalho na América Latina. A taxa de informalidade tem tido um crescimento superior ao setor formal. Os processos de terceirização e informalidade se expandem sob a forma de trabalho por conta própria em microempresas, seja através do trabalho em domicílio e tem obscurecido o desemprego. A economia informal então é o destino de um grande contingente de trabalhadores que não conseguem inserção na pirâmide do mercado de trabalho formal. Colocando em evidência a tendência geral de hierarquização do trabalho, a fragilização dos vínculos e a crescente desigualdade remuneratória, aprofundando a fratura social, trazendo insegurança, tornando a economia ineficiente, transformando-a em um ciclo vicioso de desorganização social.
Diante do texto anterior, é correto afirmar que o denominado desemprego estrutural, bem característico da atual fase de globalização:

Resposta

Resposta Selecionada: A. É provocado pela inclusão da alta tecnologia nos processos produtivos, como a automação, relacionado a uma fraca ou precária reabsorção no mercado de trabalho que atinge diferentes camadas sociais e categorias profissionais nos mais diversos países.


Pergunta 8

Sobre globalização, podemos dizer que é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através desse processo, as pessoas, os governos e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do planeta. Ela existe desde os tempos das Grandes Navegações, século XV, e somente com o advento da comunicação em massa se mostrou mais eficaz, visto que os grandes acontecimentos eram anunciados com mais rapidez e agilidade. Como exemplo, podemos citar alguns: a queda do muro de Berlim em 1989, o fim da Guerra Fria, o fim do socialismo real, o fortalecimento do capitalismo, entre outros. Como consequência dessa globalização houve uma mudança no papel do Estado. A globalização está gerando uma nova divisão internacional em que se encontram os países que fazem parte do processo de globalização e os países que não fazem. A revolução tecnocientífica fez com que o mundo interagisse de forma mais acelerada, a exemplo da invenção do computador e da própria internet, que são ferramentas indispensáveis para a perpetuação da dinâmica do conhecimento. A globalização também é marcada pela expansão mundial das grandes corporações internacionais. A cadeia de fast food McDonald's, por exemplo, possui 30.000 mil lojas em 120 países. Essas corporações exercem um papel decisivo na economia mundial. A crescente concorrência internacional tem obrigado as empresas a cortar custos, com o objetivo de obter preços menores e qualidade alta para os seus produtos. Uma das causas do desemprego é a automação de vários setores, em substituição à mão de obra humana e a previsão é de que esse novo mercado de trabalho dificilmente absorverá os excluídos, uma vez que os empregos exigem um alto grau de qualificação profissional. Dessa forma, o desemprego tende a se concentrar nas camadas com baixa instrução escolar e pouca qualificação, porém pode-se ser revertido pela receita simples do comprometimento com a evolução, abertura de novos cursos, atualização constante, visando à qualificação. Portanto, a globalização é um fenômeno contemporâneo que permite sua análise sob diversos ângulos. Sua característica fundamental é afetar tanto empresas, quanto indivíduos e movimentos sociais.
Diante do texto anterior, assinale a única alternativa que define com maior precisão o processo em curso:

Resposta

Resposta Selecionada: B. A globalização é um fato presente nos planos econômico, político e cultural, através do intercâmbio de mercadorias, capitais, informações e ideias entre vários países reduzindo as fronteiras geográficas.

Pergunta 9

A transformação no sistema de acumulação do sistema capitalista no final do século XX, que passou de um modelo fordista para um modelo de acumulação flexível, impôs profundas transformações na esfera do mercado de trabalho. Assinale a alternativa que corresponde a essas transformações.

Resposta

Resposta Selecionada: B. Crescimento dos empregos nas áreas de serviços, diminuição do emprego rural e necessidade de profissionais com flexibilidade intelectual.


Pergunta 10


Resposta
Resposta Selecionada: B. O ritmo de crescimento da população urbana é superior ao da população total.

43 comentários:

  1. Maravilha!!
    Me quebrou um galho =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mérito, depois de 5 tentativas e umas 4 horas no total eu cheguei aos 3,5 pontos que seriam 7 acertos, mas sem dúvida quebrou um galho, apesar de ser um assunto interessantíssimo e atual, esta prova me deixou cheio de dúvidas com respostas maliciosas no campo de alternativas, quero dizer pegadinhas.

      Eliminar
  2. Adorei seu site ! Tudo muito bom parabéns. Só preciso fazer uma observação nesse questionário na pergunta 6 a alternativa correta está trocada, a letra D corresponde a : Entrou em um período de paz trazido pela atuação da Organização das Nações Unidas, da qual participam todos os países do mundo.A que você colocou foi a letra B que corresponde a :
    Realizou feitos culturais importantes para a solidariedade entre os povos, apesar das dificuldades socioeconômicas existentes. que é a alternativa correta. Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Resposta correta: B
      Realizou feitos culturais importantes para a solidariedade entre os povos, apesar das dificuldades socioeconômicas existentes.

      Eliminar
  3. Muito obrigado, me ajudou muito !!

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde! Tenho que fazer uma prova pendente MÓDULO 2 da matéria SOCIEDADE E CONTEMPORANEIDADE. Podem me ajudar?

    Muito obrigado.

    ResponderEliminar
  5. Nas últimas décadas chama atenção os movimentos de interesses específicos de um grupo social, como as mulheres, negros e homossexuais. Outros grupos lutam por interesses difusos comoos movimentos ecológicos e pacifistas. Assinale a alternativa que expresse a TENDÊNCIA de organização desses movimentos:
    Escolher uma resposta.
    a. utilização de novas tecnologias, estruturasburocratizadas e ação dirigida contra a burguesia industrial
    b. estruturas descentralizadas, não hierárquicas, distanciamento de partidos políticos e ação dirigida a opinião pública
    c. estruturasdescentralizadas, utilização das novas tecnologias e ação dirigida contra as autoridades públicas
    d. estruturas burocratizadas, atuação dentro da estrutura partidária e ação dirigida a opinião públicae. estruturas hierárquicas, centralização das decisões, e ação dirigida contra o Estado

    ResponderEliminar
  6. Nas últimas décadas chama atenção os movimentos de interesses específicos de um grupo social, como as mulheres, negros e homossexuais. Outros grupos lutam por interesses difusos comoos movimentos ecológicos e pacifistas. Assinale a alternativa que expresse a TENDÊNCIA de organização desses movimentos:
    Escolher uma resposta.
    a. utilização de novas tecnologias, estruturasburocratizadas e ação dirigida contra a burguesia industrial
    b. estruturas descentralizadas, não hierárquicas, distanciamento de partidos políticos e ação dirigida a opinião pública
    c. estruturasdescentralizadas, utilização das novas tecnologias e ação dirigida contra as autoridades públicas
    d. estruturas burocratizadas, atuação dentro da estrutura partidária e ação dirigida a opinião públicae. estruturas hierárquicas, centralização das decisões, e ação dirigida contra o Estado

    ResponderEliminar
  7. alternativa correta da questão 6 é B ok obrigada

    ResponderEliminar
  8. Alguém ai já fez as provas presenciais de Ciências Sociais e de Comunicação e expressão - sabe se é difícil o que cai na prova, alguém pode dar dicas agradeço.

    ResponderEliminar
  9. Alguem por ai sabe as repostas do questionario de tecnicas de informatica so sei algumas respostas setiverem agradeco deis de ja pessoal e obrigado

    ResponderEliminar
  10. olá alguém pode me ajudar? preciso da resposta, as transformações econômicas. sociais e politicas na final do secúlo xxconduziram a uma pro funda transfromação nas relações de trabalhos gom as siguites impricações;

    ResponderEliminar
  11. Ajudou bastante, obrigado pelas respostas!

    ResponderEliminar
  12. PESSOAL GOSTARIA DE RECEBER AS RESPOSTAS DA DISCIPLINA CIÊNCIAS SÓCIAS D243.
    A revolução industrial inglesa e considerada um dos eventos mais significativos da história moderna, não só causando profundos abalos nas estruturais sociais, mas transformando radicalmente o modo de organização social. Um dos fatos de maior importância relacionados à revolução industrial é o aparecimento:

    ResponderEliminar
  13. A revolução industrial inglesa e considerada um dos eventos mais significativos da história moderna, não só causando profundos abalos nas estruturais sociais, mas transformando radicalmente o modo de organização social. Um dos fatos de maior importância relacionados à revolução industrial é o aparecimento:

    ResponderEliminar
  14. Olá! Estou começando agora a faculdade EAD e gostaria que me ajudassem: As perguntas que caem nas provas presenciais são as que fazemos nas atividades ou avaliações online?

    ResponderEliminar
  15. Gostaria de parabenizar pela página, pelo conteúdo, pelo trabalho... me ajudou bastante, já sou fã.
    Divulgarei para os meus amigos.

    ResponderEliminar
  16. alguem poderia passar a respostas das dps np2 das seguintes matrias meus colegas e eu agradece.(CONTROLE E CONSTITUCIONALIDADE ,FALENCIA RECUPER DE EMPRESA ,HERMENEUTICA, METODOLOGIA DO TRAB CIENTIFICO,PROCESSO CIVIL DE CONHECIMENTO, RECURSOS CIVIS,TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL pelo amor de Deus.

    ResponderEliminar
  17. Notas: 2
    É correto afirmar sobre o denominado desemprego estrutural, bem característico da fase da globalização:
    Escolher uma resposta.

    a. forma de desemprego que atinge qualquer trabalhador das diversas áreas terceirizadas, nos diversos setores e ramos do mercado de trabalho

    b. forma de desemprego que sempre existiu e que atinge somente os trabalhadores desqualificados dos países em desenvolvimento, como o Brasil

    c. é provocado pela inclusão da alta tecnologia nos processos produtivos, como a automação, relacionado a uma fraca ou precária reabsorção no mercado de trabalho que atinge diferentes camadas sociais e categorias profissionais, nos mais diversos países

    d. desemprego que é rapidamente eliminado, pois o trabalhador logo é absorvido em outra atividade, pois não está relacionado a questões da modernidade tecnológica

    e. é a denominação de um tipo de desemprego que diz respeito às novas formas de flexibilização das relações e de contratos de trabalho, podendo também podendo ser denominado de desemprego conjuntural
    Salvar sem enviar Enviar tudo e terminar

    ResponderEliminar
  18. Preciso da prova presencial das matérias onlines : Métodos de pesquisa e CCI.

    ResponderEliminar
  19. Sobre a questão do 2 questionário e ciências sociais..A questão que fala das empresas que tem sede nos estados unidos qual a resposta .E dá questão que fala sobre a ONU..Qual a resposta certa.

    ResponderEliminar
  20. Sobre a questão do 2 questionário e ciências sociais..A questão que fala das empresas que tem sede nos estados unidos qual a resposta .E dá questão que fala sobre a ONU..Qual a resposta certa.

    ResponderEliminar
  21. muito bom!
    você tem mais prova da unip>
    constitucional,fundamento da gestão social e perspectiva profissional em serviço social.Eu agradeço,

    ResponderEliminar
  22. Muito obrigado! Uso pra conferir quais errei e ajustar antes de enviar o questionário.

    ResponderEliminar
  23. Destas respostas acima somente 5 estão corretas. Não sei dizer qual, respondi prova on line e só marcaram cinco pontos.! :-(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Eliminar
    2. Cada questão valei 0,5 fera, totalizando 5 pts, só na unidade II, na I vc consegue os outros 5. Se n vai ler as questões lê pelomenos como funciona lá ;)

      Eliminar
  24. FICA DE OLHO TODOS POR QUE A ORDEM DAS QUESTÕES E ATÉ DE ALGUMAS RESPOSTAS ESTÃO MISTURADAS.

    ResponderEliminar
  25. O material é muito bom, orienta no caminho certo. Gostaria que vcs postassem a prova de NP2, de ciências sociais da Unip, ano 2017.

    ResponderEliminar